Projeto Educativo

“O projecto não é uma simples representação do futuro, mas um futuro para fazer, um futuro a construir, uma ideia a transformar em acto”. Jean Marie Barbier

A identidade do Colégio Adventista de Oliveira do Douro (CAOD) está diretamente ligada à Rede Escolar Adventista mundial, à sua Filosofia Educacional e a um conjunto de especificidades patentes no seu ideário. Em Portugal, esta Rede Escolar organiza-se de forma a procurar um nível de uniformização entre os estabelecimentos de ensino existentes, sem contudo perder as particularidades de cada estabelecimento. Assim sendo, o mote do Projeto Educativo da Rede Escolar para o triénio 2018/2021, “Olhar 3D”, estabelece pontes entre estes estabelecimentos, permitindo que cada um especifique, a cada ano, a sua estratégia educativa.

Consulte a estratégia e a operacionalização anual do mote “Olhar 3D”.

Olhar 3D!

Olhar 3D!

Olhar 3D! Um convite, desafio e compromisso sobre a verdadeira perspetiva da Educação em geral e Educação Adventista em particular, centradas nas aprendizagens significativas a par da construção do caráter à imagem de Cristo, através do recurso à observação, métodos ativos, valorização das práticas e experimentação, conforme preconizado nos ensinamentos de Jesus: «A luz do corpo são os olhos. Por isso, se o teu olhar for bom, todo o teu corpo tem luz.» (Mateus 6:22). No Projeto Educativo 2018/2021, o CAOD ambiciona desenvolver a acuidade do olhar e habilitar a visão de alunos, agentes ou outros intervenientes da sua comunidade escolar no intuito da educação para a eternidade, para que consigam observar e compreender a realidade além das meras aparências, refletindo a pluralidade do amor, misericórdia e compaixão de Deus: «Eu não julgo pelas aparências como vós julgais. Julgo pelo coração.» (I Samuel 16:7).

Olhar 3D! – Pai/Mãe/Encarregado de Educação

Pretende dar ao seu filho(a)/educando uma educação cujo pilar fundamental seja a família, focalizada em valores ou atitudes como a responsabilidade, a solidariedade e a excelência? Se sim, porque não olhar para os atributos da Educação Adventista e respetiva Rede Escolar? Olhe que vale a pena! Nesse sentido, o CAOD compromete-se a olhar pelo desenvolvimento equilibrado do seu educando.

Olhar 3D! – Aluno

Gostas de desafios e aventuras? Experimenta, no CAOD, o Olhar 3D. Olha para ti, para a tua família, colegas e, sobretudo, para Jesus como o teu melhor amigo. Olha e descobre! Os teus gostos, interesses e as áreas de estudo favoritas. Olha e aprende! A pensar e a agir por ti próprio. Olha e partilha! O respeito e o valor das boas amizades. Olha e confia! Nesta Escola Adventista, serás feliz!

Olhar 3D! – Escola Adventista

Que olhar verá nos alunos, não somente aquilo que eles aparentam, mas aquilo que o amor de Deus poderá melhorar, restaurar e transformar? Durante os anos letivos de 2018/2021, cada escola da Rede Escolar ASD em Portugal focalizará o Olhar 3D, procurando ver as necessidades, características e expectativas dos seus alunos. O Olhar será transformado através das aprendizagens e alegrias vivenciadas, tudo num ambiente escolar inclusivo, seguro, tranquilo e de qualidade, em que o louvor e a adoração a Deus são reais. O Olhar 3D, desta Escola Adventista, dinamizará oportunidades para que os alunos desenvolvam as três dimensões essenciais do ser, a mente, o caráter e a personalidade, assim como atividades de descoberta de um Deus maravilhoso, contribuindo para, no presente e no futuro, formar adultos conscientes, solidários e bons cidadãos.

Olhar 3D! – Comunidade

«É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.». Com base na sabedoria deste provérbio africano e considerado o facto de vivermos na era da aldeia global, o CAOD procurará cativar – de forma útil, construtiva e responsável – o interesse a par da participação de toda a comunidade nessa valorosa iniciativa educativa, envolvendo a família, a escola, a igreja e o aluno em interação com o ambiente circundante, através do Olhar 3D, que implicará o desejo íntimo de agir e servir com espírito altruísta, mais do que pertencer meramente a uma comunidade, à imagem e semelhança de Cristo. Acredite, confie e envolva-se neste Olhar.

2018/2019 - Olhar 3D para aprender, decidir e partilhar

Aprender é descobrir o que vales e do que és capaz. Olha o quão importante és para os teus pais, para os teus colegas, professores, funcionários e, especialmente, para Deus. Decidir é aproveitar os momentos e as oportunidades para que, em liberdade e consciência, possas ver os objetivos a alcançar, assim como, desenvolver boas atitudes e responsabilidade. Partilhar é olhar e experimentar o prazer de uma vida de serviço e altruísmo.

Valores a explorar:
Ordem, empenho, responsabilidade, singularidade, amizade e solidariedade.

Experiências de aprendizagem:
Aulas, atividades extracurriculares, Integração da Fé no ensino e aprendizagem, Projeto colaborativo (transdisciplinar) e cooperativo (interdisciplinar), parcerias e intervenção na comunidade.

2019/2020 - Olhar 3D para inovar, preservar e comunicar

Inovar é ver além da superfície, ser criativo para crescer e fazer a diferença. Preservar é saber olhar a vida e compreender o valor dos bons princípios, tais como a fidelidade, o equilíbrio e a coerência, que aportam felicidade e sentido à tua existência. Comunicar é olhar para a tua relação com Deus e com o outro, recebendo e dando com alegria e amor.

Valores a explorar:
Esforço, equilíbrio, integridade, respeito, alegria e amor.

Experiências de aprendizagem:
Aulas, atividades extracurriculares, Integração da Fé no ensino e aprendizagem, Projeto colaborativo (transdisciplinar) e cooperativo (interdisciplinar), parcerias e intervenção na comunidade.

2020/2021 - Olhar 3D para ousar, incluir e transformar

Ousar é superar os teus limites, arriscar sem receio e alcançar a excelência em todo o teu ser. Incluir é olhar com compaixão e colocar em prática o amor de Deus. Transformar é ver mais além e mais alto seguindo o exemplo de Cristo nos relacionamentos na família, na escola e na comunidade.

Valores a explorar:
Liberdade, excelência, consciência, compromisso, aceitação e compaixão.

Experiências de aprendizagem:
Aulas, atividades extracurriculares, Integração da Fé no ensino e aprendizagem, Projeto colaborativo (transdisciplinar) e cooperativo (interdisciplinar), parcerias e intervenção na comunidade.